Al Fahidi
Passando despercebidas entre os brilhantes arranha-céus de Dubai, as emblemáticas construções do antigo bairro Al Fahidi conservam tradições e contam histórias que permitem regressar ao passado da cidade.
Olhando para trás
Antigamente conhecido como Al Bastakiya, o bairro Al Fahidi nasceu no século XIX com a construção de 60 casas simples às margens da Dubai Creek.
Durante os anos 90 do século XX, parte do bairro foi demolida para dar lugar a edifícios mais modernos, mas no último momento decidiram conservar as raízes da cidade e foram realizadas extensas obras de restauro que a transformariam numa zona cheia de vida.
Embora as construções tenham sido realizadas com materiais austeros como a pedra, o gesso e a madeira, a maior parte dos edifícios conserva-se em muito bom estado e são a melhor testemunha do passado da cidade.
O que ver em Al Fahidi
Um dos principais pontos de interesse de Al Fahidi é o Museu de Dubai, o lugar ideal para descobrir a história da cidade desde as suas origens como uma pequena vila de pescadores até se tornar a cidade moderna dos dias de hoje.
O Museu de Dubai é interessante não só pelo seu conteúdo, mas também porque o edifício que o abriga, o Forte de Dubai, é a construção mais antiga da cidade. Com uma história que remonta a 1787, foi construído para proteger a cidade dos piratas, embora posteriormente tenha servido como quartel, prisão e palácio.
Outro dos locais emblemáticos do bairro é a Casa do Sheikh Saeed Al Maktoum, antiga residência que é um dos melhores exemplos da arquitetura árabe do final do século XIX em Dubai.
Al Fahidi é uma zona tranquila e animada que convida a passear apreciando a cultura e tradição de Dubai. Caminhando pelas suas ruas labirínticas, você encontrará inúmeras lojas de artesanato para comprar souvenirs, além de restaurantes e cafés onde poderá saborear a culinária local.